Louise Michel e seu legado revolucionário, com Samantha Lodi e Gabriela De Laurentiis – Papos Insurgentes #3

Por ocasião da publicação de “Tomada de Posse” (Autonomia Literária/Sobinfluencia Edições, 2021), Gabriela De Laurentiis e Samantha Lodi discutem a vida e a luta de Louise Michel, uma das figuras mais proeminentes das barricadas parisienses. Poeta, professora e militante anarquista, Louise Michel foi exilada para a Nova Caledônia quando da reação estatal contra a experiência da Comuna. Ali, ensinou e aprendeu com os kanaks, população autóctone da ilha, sentindo os efeitos do projeto colonial francês in loco. “Tomada de Posse” é o último manifesto de Michel. Mediação de Fabiana Gibim (sobinfluencia edições)

Gabriela De Laurentiis é artista, pesquisadora e professor. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da FAU-USP, mestre pelo Departamento de História Cultural da UNICAMP (2015) e bacharel e Ciências Sociais pela PUC-SP (2010). É autora da apresentação de “Tomada de Posse”.

Samantha Lodi é professora nas FIMI – Mogi Guaçu, doutora e mestre em educação, na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. É membro do Coletivo de Mulheres: Maria Lacerda de Moura e autora de “Nadezdha Krupskaia: uma estrela vermelha” (Navegando, 2018).

Quando

20/03/2021 às 17:30

Convidados

Samantha Lodi
Gabriela De Laurentiis